quarta-feira, 10 de março de 2021

O PAPEL DA MULHER

 

segunda-feira, 8 de março de 2021

A Economia Doméstica no Dia da Mulher

    Quando Aristóteles escreveu sobre o funcionamento da  Economia, ligou-a à economia doméstica, defendendo que a gestão de uma nação se fundamentava nos princípios de gestão de uma casa.

    Na Economia doméstica, a mulher teve historicamente um papel dominante durante séculos e ainda hoje o conserva, pois, apesar da necessária divisão de tarefas, à mulher cabe um papel decisivo.

    Ao entrar no mercado de trabalho, graças à luta pela sua emancipação, as mulheres alteraram a geografia do mundo, com efeitos na natalidade e repercussões importantes na estrutura etária dos países. Reduziu-se a natalidade, invertendo pirâmides demográficas porque, por outro lado, a esperança média de vida aumentou. A mulher adia a ideia de casar para cuidar dos filhos e do marido e passa a adequar esse objetivo ao seu percurso profissional.

    Lamentavelmente, em termos de violência doméstica, a maior parte das vítimas é mulher, o que traduz ainda uma cultura de um povo acerca da forma de tratamento das mulheres, por alguns (muitos) consideradas seres inferiores ao nível do discernimento (leia-se inteligência). Veja-se, por exemplo, a luta hercúlea travada para o reconhecimento do direito ao voto.

    À história devemos o estudo da igualdade de género, visto que  os discursos mais inflamados sobre este assunto, que, muitas vezes, se concretizam em textos legais. Reconheça-se que as mulheres não se conseguiram impor numa sociedade onde a desigualdade de género é uma realidade, que se agravou com a pandemia.

    Fica aqui a minha alusão a esta efeméride importante, que tem também causa  consequências económicas.

    Beijos a todas as mulheres e, permitam-me, em especial à mais importantes das mulheres do mundo: a minha mulher. Obrigado por me acompanhares há vinte anos.


                                            https://i.pinimg.com/originals/9c/97/59/9c975971105436a68b5f2cdabc366e4c.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua opinião! Sugestões são bem-vindas!

AS PREVISÕES EM ECONOMIA

     A dificuldade de fazer previsões em Economia      Já todos nós nos apercebemos da dificuldade de fazer previsões em Economia. Os meteor...