segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Pobreza na Encruzilhada da Pandemia

    

   


     Se, em janeiro do ano passado, me dissessem que hoje ia escrever sobre este tema, ninguém acreditaria.

    Contudo, Bill Gates alertou que isso podia acontecer em virtude da forma com se estava a desenvolver o mundo; devido ao modo como nos estávamos a desenvolver, este podia ser um dos resultados que íamos pagar mais cedo os mais tarde.

    A pandemia não escolheu ninguém: ricos, pobres, bem sucedidos ou pessoas menos realizadas, o problema maior é que a pandemia também não escolheu países, desenvolvidos, em desenvolvimento ou menos desenvolvidos.

  A questão que se coloca é que a nível internacional a globalização integrou toda a economia e sociedades mundialmente, o que nos obriga a todos que uma etapa importante como a imunidade de grupo ( 70% da população imunizada) seja uma tarefa complexa e morosa.

    Nos países desenvolvidos, a que Portugal pertence, não só as pessoas mais vulneráveis e com empregos precários vieram cair na pobreza, mas também pessoas com vidas bem organizadas, cujo ritmo de vida normal seria trabalhar para depois gozar um boa reforma, podendo disfrutar de viagens e uma boa qualidade de vida. Algumas delas também caíram na pobreza.

    Esta situação é resultado do confinamento (encerramento das atividades económicas), que nos trouxe para casa, de forma que a redução de contatos nos permitisse reduzir o número de casos de Covid.

    A questão pertinente que se coloca é se é possível salvar a economia em pandemia. A resposta é claramente não, e assim ultrapassar a pandemia é o único meio de se conseguir regressar a uma vida normal.

    No mundo inteiro, a Covid já provocou o seguinte retrato a nível mundial: segundo a revista Sábado de 7 de outubro de 2020, " o número de pessoas em situação de pobreza extrema no mundo vai aumentar em 150 milhões em 2021 devido à pandemia de covid-19, segundo previsões do Banco Mundial", correspondendo ao primeiro aumento em mais de vinte anos.

    A situação de pobreza extrema engloba todas as pessoas que, por dia, vivem com menos 1,16 € ,correspondendo a 9.1 % a 9.4 % da população mundial.

    A forma correta de encararmos isto é pensar que, quanto mais tempo demorar a pandemia, mais tempo leva a recuperar a economia. 

    Para finalizar, os números de hoje  (são seres humanos cada um deles) a nível mundial:

Confirmados
111 434 139
+264 191
Mortes
2 467 481
+5 219
Recuperados
62 896 30+191 062

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua opinião! Sugestões são bem-vindas!

AS PREVISÕES EM ECONOMIA

     A dificuldade de fazer previsões em Economia      Já todos nós nos apercebemos da dificuldade de fazer previsões em Economia. Os meteor...