domingo, 22 de novembro de 2020

Para pensar um pouco...

 

                     No teu dia a dia, pensas no mundo em que vives? A Terra é a nossa casa e nós, seres humanos, estamos a destruí-la, por ação e inação.

                    Já dizia o génio:

                                                                        Quemdisse.com.br

            Nos próximos vídeos, podes ficar a conhecer o que está a ser planeado e concretizado. Tenho a certeza de que todos podemos salvar "O Planeta Azul". 

            Nem quero pensar naquela questão que ganhou novo alento com a Pandemia: O que aconteceria com a Terra se o Homem desaparecesse? Renasceria, provavelmente....



O HOMEM (MAN by Steve Cutts) [Full HD]

A Maior Lição do Mundo | UNICEF, parte 3

A Maior Lição do Mundo | UNICEF, parte 2

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Maior Lição do Mundo | UNICEF, parte 1

Desperdício Alimentar

Projeto Re-Food

LIFE Awards 2020 - FLAW4LIFE

 

Vamos falar de coisas feias: frutas e legumes feios....feios, a sério?! Sim


                        “Gente bonita come fruta feia”: as virtudes da imperfeição

 

É uma daquelas pessoas que não compram fruta feia, tocada, pequena, defeituosa, manchada, imperfeita? Então isto é para si. É uma daquelas pessoas que não se importam de comprar fruta feia, tocada, pequena, defeituosa, manchada, imperfeita? Então também é para si. “Desperdiçar apenas por razão estética? Estamos loucos?” 

No dia em que o projeto foi distinguido com o prémio LIFE da União Europeia, na categoria “Ambiente”, o Expresso republica esta reportagem, originalmente publicada a 02 de junho de 2017.



Como combater o desperdício alimentar devido à aparência

sábado, 7 de novembro de 2020

A escola é importante

 

"O SABER NÃO OCUPA LUGAR"


Todos dizem que a escola é importante para o teu futuro, e dizem assim:

- Se tirares boas notas, podes entrar numa boa faculdade, tirar um bom curso e teres um bom emprego.

Certo, é verdade, mas os dias de hoje tornaram esta questão mais complexa.

    Tu, que gostas de tecnologias e de acompanhar a evolução tecnológica, notas que há sempre elementos de aprendizagem, novidades, produtos novos e, como tu gostas, fazes um esforço por aprender.

Aqui surge uma ligação: gostar e esforço por aprender, pois quando temos interesse nas coisas sentimos uma vontade muito grande de nos esforçarmos por aprender. Aprender implica esforço: tu gostas, logo esforças-te. Agora pregunto: não gostas, mas precisas? Esforças-te?

A formação de um profissional passa por várias fases e tem várias componentes. Há duas que quero destacar: as competências profissionais adquiridas na escola e as competências sociais. Pois é! Não basta saber, também é preciso ter um bom relacionamento com quem trabalhamos e estarmos disponíveis para os outros, dado que uma boa cultura geral ajuda uma boa conversa.

Na tua vida, vais passar pelas seguintes fases:

ü  Formação Inicial: escola e universidade;

ü  Formação profissional: aprendizagens específicas para o cargo que vais ocupar;

ü Formação ao longo da vida: aprendizagens que terás de fazer para acompanhares a evolução do conhecimento na tua profissão.


Na nossa vida, estamos sempre a aprender.


                                    Imagem da internet: https://revistanews.com.br/2017/11/07/smed-divulga-orientacoes-para-inscricoes-e-matriculas-da-pre-escola/

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 PETRÓLEO OFERECIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA



    Nos tempos em que vivemos, fomos enviados todos para casa devido à pandemia, pelo que muita da atividade económica parou. Todos nós sabemos que a maior parte desta atividade está ligada ao consumo do petróleo. 

    A certo ponto, o que acontece é que os armazéns estavam de tal forma abastecidos que havia a necessidade que esse petróleo fosse escoado, por motivos de segurança. Assim, passaram os produtores a pagar para se poderem desfazer do stock em excesso.

    Então, por que é que nós continuamos a pagar a gasolina?

    Estamos a pagar os custos da refinação mais os impostos que o estado cobra, alguns deles para incentivar a compra de carros movidos a outras energias limpas, porque o uso das energias fósseis aumenta o efeito estufa  que está a pôr em causa a vida na terra.

    Não queremos mais confinamentos para melhorar o ambiente, queremos sim que se criem condições para usarmos cada vez menos energias fósseis que põem em causa o nosso  futuro na Terra.

 

Por que motivo nos preocupa o preço do petróleo?  

Fica atento!


Como tu sabes, a maioria dos carros, camionetas e aviões é movido a petróleo, que é uma energia fóssil, ou seja, a sua utilização em massa no futuro não é sustentável, uma vez que o seu uso aumenta a quantidade de carbono da atmosfera, aumentando o efeito de estufa.

Sabes, este efeito de estufa está na base do aumento da temperatura no nosso planeta, que acelera as alterações climáticas. Daí que se faça um esforço para que a sua utilização se reduza, incentivando o uso de transportes movidos a eletricidade ou o recurso aos biocombustíveis, produzidos a partir de extratos retirados de vegetais, óleos ou matéria orgânica.

Como o preço dos derivados do petróleo é a base da mobilidade atual, sempre que ele sobe, os seus derivados também sobem. Assim, se houver aumentos no custo de transporte das mercadorias, os preços sobem e, quando vamos comprar produtos, estes estão mais caros.

É este o motivo subjacente à preocupação com o preço do petróleo.

AS PREVISÕES EM ECONOMIA

     A dificuldade de fazer previsões em Economia      Já todos nós nos apercebemos da dificuldade de fazer previsões em Economia. Os meteor...